PL propõe reconhecimento da Torre da Igreja Matriz como Patrimônio Histórico Municipal
Baixar ÁudioProjeto de Lei entrou na pauta do legislativo nesta segunda-feira e é analisado pelos vereadores
Tramita na Câmara de Vereadores de Marau o Projeto de Lei que propõe o tombamento da Torre da Igreja Matriz, para o reconhecimento de Patrimônio Histórico Municipal. O PL de autoria da vereadora Elisabete Dall’Acqua Alban, entrou na pauta do legislativo nesta segunda-feira, 07/03, e passa a ser discutido entre os parlamentares marauenses.
Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, a vereadora reafirmou a importância desse ato, principalmente ao que se refere a recursos federais e estaduais que passam a ser destinados à manutenção da Torre. Além disso, destaca Bete, a Torre tem importância histórica e cultural, participando do processo de emancipação e sendo considerada símbolo de luta e conquista emancipatória do município.
Com destaca o Pároco de Marau, Frei Laércio Duminelli da Luz, com o tombamento a Torre continuará sendo um patrimônio da comunidade com gerência da Igreja Católica. O que muda é a captação de recursos que possibilita a participação de órgãos públicos e privados. Ele ainda destaca que o projeto tem o apoio do Arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Webber, que demonstrou interesse em participar dos estudos e afirma ser necessária uma restauração da Torre, para que todo o processo aconteça da forma correta.
O Pároco de Marau e a vereadora Bete ainda reforçam que o projeto está em fase inicial e de discussão. O PL está na pauta do Legislativo Marauense e vai ser avaliado pelos vereadores nas próximas semanas, de acordo com a Vereadora, o trâmite normal do projeto gira em torno de 30 dias, podendo se estender mais. Se aprovado, o próximo passo é a sanção da lei que deve ser feita pelo prefeito de Marau, Iura Kurtz.
A entrevista completa com a vereadora Elisabete Dall’Acqua Alban e o Pároco de Marau Frei Laércio Duminelli da Luz está disponível no áudio da matéria.
Tenha as informações de Marau e região mais perto de você, fazendo parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp, recebendo em primeira mão as notícias produzidas pela nossa central de conteúdos. Para isso é só clicar na palavra AQUI. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI). E não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube (CLICANDO AQUI). Tua Rádio Alvorada, a rádio do teu tempo!
Comentários