Indígenas realizam novos bloqueios nesta quarta, 07 de junho
Baixar ÁudioNa região de Lagoa Vermelha, mobilização ocorre na BR 285, trevo para Água Santa
Foto: Divulgação
O Cacique da reserva Campo do Meio, de Gentil, Celoir Carvalho, confirmou a realização de novos bloqueios a partir das 8h desta quarta-feira, 07 de junho, na BR 285, altura do trevo para Água Santa. Os indígenas se mobilizam em função do julgamento do caso que trata do marco temporal de terras indígenas, pautado para esta semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Os indígenas são contra o marco. Ele determina que a demarcação de uma terra indígena só pode acontecer se for comprovado que os indígenas estavam sobre o espaço requerido em 5 de outubro de 1988, quando a Constituição atual foi promulgada. Segundo Carvalho, a decisão também abre espaço para exploração das riquezas dessas terras.
Reservas como a de Gentil e Ibiraiaras poderiam, em teoria, ser extintas e seus moradores obrigados a retornarem para suas aldeias de origem, como terras localizadas em de Nonoai e Guarita. Na avaliação do cacique, a questão social seria agravada, já que os espaços não têm capacidade para comportar todos os moradores das demais reservas.
Bloqueios
Assim como ocorreu na última semana, quando a Câmara Federal aprovou o PL 490, a BR 285 será bloqueada e liberada a cada uma hora. Têm trânsito livre os veículos oficiais e de saúde. A PRF deve acompanhar a mobilização.
Desvio
Para quem sai de Passo Fundo pela BR 285, sentido Lagoa Vermelha, o desvio poderá ser feito entrando na RS 135 e seguindo até Coxilha, convertendo à direita para a RS 463, para Tapejara. Após Ibiaçá, basta entrar à direita na RS 126, onde retornará para a BR 285 em Lagoa Vermelha. O caminho do desvio é todo asfaltado.
Comentários