Ritmo normal de trabalho no projeto de reforma da Igreja Matriz Cristo Rei
Se preferir, ouça este conteúdo, no player de áudio
Os trabalhos na Igreja Matriz Cristo Rei de Marau estão retomando o ritmo normal, após um período de paralisação. A reforma ficou cerca de oito meses parada em função da uma ação judicial. Liberada em dezembro, os primeiros meses do ano serviram para a revisão e finalização dos projetos. Agora, literalmente com a mão na massa, a equipe que coordena a obra estima que o cronograma possa ser seguido. Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, Dorval Menegussi, arquiteto da comissão de reforma, explica que o projeto final já foi aprovado na Prefeitura Municipal.
De acordo com o profissional, os projetos elétrico e de som - que serão executados com tubulações pelo piso, também já estão concluídos. Isso permite a colocação dos tubos, que antecede a instalação do contrapiso. Conforme Dorval Menegussi, também já está sendo feito o trabalho de drenagem do entorno da Matriz, com objetivo de evitar novas infiltrações. Paralelamente a esse trabalho, nestes últimos dias foi feito o orçamento para o sistema de climatização. O projeto do novo altar também está finalizado. O arquiteto revela, ainda, que algumas imagens estão passando por restauro, no Museu dos Capuchinhos em Caxias do Sul. Ouça a entrevista no player de áudio.
A expectativa da comissão de reforma é retomar as celebrações na Igreja Matriz em 2018, mesmo que a reforma não esteja completamente concluída. Neste período, campanhas serão realizadas com o objetivo de angariar recursos que venham a contribuir com o orçamento da obra. Neste momento, por exemplo, a Paróquia Cristo Rei sugere que os produtores rurais doem uma saca de soja para contribuir com o projeto. “É uma reforma diferente pois ela é feita em algo que é da comunidade. É algo que vai ficar para nosso filhos, nossos netos, para o futuro da cidade para as nossas família”, resume Menegussi.
Comentários