Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão serve como alerta para ajudar as vítimas

por João Pedro Varal Tartari

Data serve como alerta para situações de maus tratos às crianças

Membros do Colegiado do Conselho Tutelar de Marau
Foto: Divulgação/Tua Rádio Alvorada

O dia 04/06 é marcado como o Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão. A data foi instituída pela ONU como forma de protesto e reflexão para a situação, e para ajudar futuras vítimas. Por isso, os integrantes do Conselho Tutelar de Marau, Rocheli Zanin, Roseli da Silva, Valderose Piccinini, Edson Girardi e Volmir Santin, concederam entrevista a Tua Rádio para falar sobre a importância desta data e sobre como lidar com casos de violência contra as crianças.

De acordo com Rocheli, presidente do colegiado do Conselho Tutelar de Marau, no Brasil, anualmente, das 55,6 milhões de crianças menores de 14 anos, 12%, ou seja, 6,6 milhões, são vítimas de alguma violência doméstica, seja ela física, psicológica, emocional ou sexual. Atualmente, 18 mil crianças são agredidas por dia, 750 por hora e 12 a cada minuto. O bullying e o Cyberbullying também se enquadram como violências nesses casos.

Entre janeiro e fevereiro de 2024, os órgãos públicos receberam 29 mil denúncias de violência doméstica contra crianças e adolescentes. Em Marau, até o mês de Junho, o Conselho Tutelar recebeu 7 denúncias de violência contra criança e adolescente, sendo 5 delas suspeiotas de violência sexual. ‘’Cuidar das crianças não é responsabilidade só dos pais, mas da sociedade como um todo’’, afirma Roseli, conselheira tutelar.

Para ajudar na denúncia dos casos de agressão e violência contra as crianças, o Governo Federal possui o disque denúncia 100, que serve para denúncias de agressão contra qualquer ser humano, seja criança, adolescente, adulto ou idosos. O número é da central de atendimento do Governo, e após feita a denúncia é redirecionado para o órgão municipal adequado, seja o Ministério Público, o próprio Conselho Tutelar ou até mesmo instituições como o CRAS e o CREAS. As denúncias podem ser feitas de maneira anônima, porém o ideal é ter o máximo de dados possível no que se refere ao caso denunciado, como nome, endereço e situação dos envolvidos. 

As denúncias também podem ser realizadas pessoalmente nas sedes dos órgãos públicos. A sede do conselho tutelar de Marau é no Edifício São Lucas, localizado na rua Bento Gonçalves, na subida para o HCR. Os telefones de contato do Conselho Tutelar de Marau são: (54) 99621-6748 e (54) 3342-4390.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais