Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Região Metropolitana de POA registra enchente histórica

por João Pedro Varal Tartari

Última ocorrência dessa proporção foi em 1941

Foto: Reprodução/Jonathas Costa/Correio do Povo

A Região Metropolitana passa por enchente histórica decorrente das fortes chuvas que vêm afetando o Rio Grande do Sul e já deixaram, pelo menos, 57 mortos no Estado. O Rio Guaíba concentra parte considerável dos grandes volumes que chegaram a deixar cidades do RS embaixo d'água.

O nível do Guaíba tem crescido rapidamente – e acima das cotas de alerta (2,5m) e de inundação (3m). Entre 10h e 11h da manhã deste sábado, 04/05, por exemplo, o rio passou dos 5,04m aos 5,08m em cerca de uma hora, segundo medições da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A medição das 15h deste sábado, 04/05, (última antes do fechamento desta matéria) trazia mais um salto: de 5,10m para 5,16m – 6cm em cerca de 1h.

A escalada do nível do Guaíba tem alagado diversos bairros de Porto Alegre (em especial, Centro Histórico, Humaitá, Sarandi e Arquipélago), além de partes de municípios da Região Metropolitana. Canoas, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Gravataí, Guaíba, São Leopoldo e Sapucaia do Sul são algumas das cidades afetadas.

Segundo a Metsul Meteorologia, a região não enfrentava uma enchente dessa proporção desde os anos 40. "Porto Alegre só teve enchente neste nível em maio de 1941, mas foi antes do sistema de contenção de cheias ser erguido na década de 70", publicou a empresa de Meteorologia no X.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais