Dia da Etnia Polonesa teve atividade especial em Casca
Cerca de 25% da população casquense tem origem polonesa
Foto: Divulgação/PM Casca
Esta sexta-feira, 03/05, foi marcada pelo Dia Municipal da Etnia Polonesa em Casca. Para comemorar a data, o Departamento de Cultura realizou o hasteamento das bandeiras do Brasil e da Polônia, no Altar da Pátria, da Praça Independência. Estiveram presentes autoridades municipais, representantes da Braspol, alunos e professores da Escola Maccarini. No final da tarde, foi realizado o arreamento das bandeiras.
Sobre a Braspol
A Central da Comunidade Brasileira – Polonesa no Brasil – Braspol, teve seu núcleo municipal em Casca, criado no dia 17 de novembro de 1990, na comunidade de Nossa Senhora do Rosário – Montes Carpatos. Ficou de 1994 até 2000 sem nenhuma atividade. No ano de 2000 foi composta uma comissão para retornar as atividades, na comunidade de Nossa Senhora da Czestokova (Geral Velha) onde até hoje é a sede da entidade.
As principais atividades da Braspol consistem em preservar a cultura polonesa dentre os descendentes que residem no município, através da divulgação da Língua Polonesa, da danças, artesanatos e culinária, para que as futuras gerações possam saber de suas origens e preservá-las. Aproximadamente 25% da população casquense tem origem polonesa.
Comentários