Solicitação de segunda via da carteira de identidade ocorre com frequência em Marau
Posto de Identificação recebe novas orientações para a confecção do documento
No Posto de Identificação de Marau, a demanda por segunda via da carteira de identidade tem se mostrado recorrente. De acordo com o servidor Roberto Carlos Ferlin, tão comum quanto a perda do documento é o estravio decorrente de assaltos. Nestes casos, o primeiro procedimento a ser adotado é o registro do boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia. Com o BO em mãos, o cidadão deve reportar ao Posto de Identificação, portando também certidão de nascimento ou casamento e o CPF.
Segundo Ferlin, atualmente, a expedição da carteira é realizada em duas modalidades. A expressa requer apenas cinco dias de espera até que o documento seja emitido. Para tanto, o valor a ser pago é de R$83,20. Para a emissão normal, a taxa cai para R$64,00, mas o tempo de espera sobe para aproximadamente 20 dias. A confecção da primeira via é gratuita e a orientação é para que a pessoa já esteja inscrita no CPF, embora este não seja requisito obrigatório – ouça no player de áudio.
Conforme determinação do Instituto Geral de Perícias – IGP, de Passo Fundo, a partir de agora, a documentação necessária para a confecção do registro de identidade só será validada se emitida nos últimos cinco anos. Caso contrário, é necessário revalidar as certidões no cartório de registro civil. Em Marau, o Posto de identificação está localizado na Avenida Barão do Rio ranço, esquina com a Rua Lauro Ricieri Bortolon - Esquina Paz e Bem.
Comentários