Brancos, até 45 anos e com ensino fundamental incompleto, perfil da população prisional do RS
O estado possuí 45,5 mil detentos em 114 instituições
Foto: Divulgação/Reprodução
O Rio Grande do Sul tem uma população prisional de 45,5 mil pessoas, de acordo com dados da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo. São 84 unidades prisionais do regime fechado, 17 do semiaberto, dois centros de custódia hospitalar, um centro de triagem, um instituto psiquiátrico e nove institutos penais de monitoramento eletrônico.
Perfil da população prisional
Do total de detentos, 94% são do sexo masculino. Já, as mulheres representam cerca de 6% do total, em números são 2.745 encarceradas. Mais da metade dos presos, 54%, não terminou o ensino fundamental, com ensino médio completo são 10% e o s detentos com ensino superior somam menos de 1%.
A respeito da cor de pele, 65% são brancos. Pardos representam 20% e pretos 12%. Amarelos e indígenas são 0,7% cada. Quase um terço dos detentos tem idade entre 35 e 45, são 20% entre 25 e 29 anos e 19% com 30 a 34.
A maior parte das pessoas presas no estado cometeu crimes relacionados a roubo qualificado (46 mil), tráfico de drogas (17 mil) e furto qualificado (10 mil). Em seguida, vêm roubo simples (5 mil) e furto simples (4 mil).
Pretos e pardos
O governo observa que as populações preta e parda se encontram em maior quantidade no sistema prisional gaúcho do que na população em geral, uma vez que corresponde a 21,2% , de acordo com os dados do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As informações foram disponibilizadas pelo governo do estado na quinta-feira, 01/08. Um painel virtual, aberto ao público, compilou dados quantitativos para identificar o perfil dos apenados.
Informações: G1
Comentários