Projeto de asfaltamento da Transbrasiliana pode ser licitado em maio
Informação é da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados
Foto: Reprodução/Internet
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, Valter Casimiro, garantiu que no mês de maio será publicada a autorização que prevê abertura do processo licitatório para a elaboração do projeto de asfaltamento da rodovia Transbrasiliana, BR 153, entre Erechim e Passo Fundo. A estrada, que corta o país de norte a sul, não é pavimentada apenas nos 68 quilômetros do trecho gaúcho.
Conforme o deputado Alceu Moreira - MDB, o projeto é o primeiro passo para a idealização da obra propriamente dita. A ausência do asfalto atrapalha o transporte da saúde e da educação, além de comprometer o comércio, a indústria e a prestação de serviços de uma série de municípios da Região do Alto Uruguai. O asfaltamento da Transbrasiliana no trajeto gaúcho é uma demanda regional. Associações de municípios como a Ampla - Planalto Gaúcho, tem a obra como prioridade para o desenvolvimento da região.
Um comitê foi criado para reivindicar o investimento e é coordenado pelo reitor da Universidade de Passo Fundo. A obra da Transbrasiliana prevê duas etapas: a primeira é a licitação para a elaboração do projeto, que, em princípio, terá prazo de um ano. A segunda etapa envolve a execução, atividade que poderá ficar sob responsabilidade do Exército Brasileiro.
Comentários