Coredes Produção e Norte se unem em busca do asfaltamento da Transbrasiliana
O trajeto entre Passo Fundo e Erechim é o único trecho da BR 153 que ficou sem asfalto
Foto: radiosideral.com.br
Entidades da região do Planalto Gaúcho e do Alto Uruguai estão mobilizadas na busca da conclusão da obra da Transbrasiliana (BR 153). Trata-se de 70 quilômetros de chão batido entre os municípios de Erechim e Passo Fundo, ainda à espera da pavimentação. Uma reunião está agendada para o dia 19 de fevereiro, no município de Ipiranga do Sul, durante o evento que vai marcar a abertura da colheita da soja.
Na ocasião o Comitê Executivo Pró-Conclusão da BR 153, com apoio da Comissão para a Duplicação da BR 285 no trecho Passo Fundo/Carazinho, dos Coredes Produção e Norte, e da Universidade de Passo Fundo, irão apresentar uma proposta de ação, para que a obra seja concluída, mostrando, especialmente os benefícios do asfalto, para a região. A obra viabilizaria o escoamento da safra, reduzindo o fluxo da ERS-135, que liga os mesmos municípios por um traçado diferente.
A BR 153, a Transbrasiliana, é a quarta maior rodovia do Brasil, e a única que atravessa as cinco macrorregiões do país em mais de quatro mil quilômetros de extensão: liga a cidade de Marabá (PA) ao município de Aceguá (RS), passando pelos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O trajeto entre Passo Fundo e Erechim é o único trecho da rodovia, em todo o país, que ficou sem asfalto.
Comentários