Dezembro teve dias de chuva intensa, ventos fortes e calor escaldante
Para observador meteorológico, região sofre influências do La Niña
Foto: Arquivo Pessoal/Otávio Mateus Treméa
A exemplo da véspera de Natal, o último dia de 2016 também apresentou um elevado índice de chuva em Marau e nos municípios da região. A precipitação, porém, não amenizou o calor e as temperaturas têm ficado na faixa dos 30 graus.
De acordo com Ivegdonei Sampaio, observador meteorológico da Embrapa Trigo de Passo Fundo, de fato o mês de dezembro apresentou chuvas acima da média, dias com precipitações intensas e ventos com velocidade superior ao normal para a época. Apesar disso, ele alerta que a região já está sob a influência do Fenômeno La Niña já que estas chuvas vêm se apresentando de forma esparsa irregular.
Na sexta-feira, 30/12 e no sábado, 31/12, foram registrados danos causados pelos fortes ventos e pelo excesso de chuva, nos municípios Camargo, Vila Maria e Casca.
DADOS
Sampaio é um colecionador de dados relacionados ao clima. Sobre 2016, recém encerrado, por exemplo, ele revela que o verão foi típico e com chuvas regulares. Já o inverno, foi o mais rigoroso dos últimos 16 anos. O dia mais frio, foi o dos namorados, 12/06, com 2,6 graus negativos. Foi a terceira menor temperatura dos últimos 36 anos. Ao longo de 2016, foram 20 geadas e, segundo ele, o mês de junho menos chuvoso desde 1951.
Comentários