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Edital para concessão de rodovias - incluindo a 324 - é publicado no Diário Oficial

por Ana Lúcia Jacomini

O leilão do bloco 2 terá como critério o menor valor de tarifa de pedágio

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Canva

O edital para a concessão de pouco mais de 414 quilômetros do bloco 2 de rodovias do programa RS Parcerias foi publicado na edição desta quinta-feira, 02/06, do Diário Oficial do Estado, conforme informação divulgada pelo governador Ranolfo Vieira Júnior.  As garantias das propostas deverão ser entregues até 29 de agosto, na B3, a bolsa de valores do Brasil, em São Paulo. O vencedor do certame licitatório será conhecido no leilão previsto inicialmente para o dia 1º de setembro.

O leilão do bloco 2 terá como critério o menor valor de tarifa de pedágio, sem limite de desconto, porém com exigência de aporte de capital próprio a cada ponto percentual de deságio. No total, durante os 30 anos do período de contrato, deverão ser investidos mais de R$ 4 bilhões em ampliações e melhorias que proporcionarão maior fluidez do trânsito e segurança por meio da redução da quantidade de acidentes.

O bloco compreende trechos das rodovias ERS-128, ERS-129, ERS-130 e RSC-453 - localizadas no Vale do Taquari, e das rodovias ERS-135, ERS-324 e BR-470, que conectam Nova Prata à cidade de Erechim, no norte do Estado.

O futuro concessionário terá a obrigação de duplicar cerca de 282 quilômetros de rodovias. Também há previsão de construção de 48 passarelas e 141 dispositivos de interseção. Entre os destaques das obras estão a duplicação da ERS-324, no trecho entre Passo Fundo e Marau, conhecido hoje como Rodovia da Morte, e a duplicação da ERS-130 entre Lajeado e Arroio do Meio.

Após as contribuições feitas no período de consulta e audiência pública, foram incluídos no projeto o contorno de Nova Araçá, 11 passagens de fauna, 18 quilômetros de vias marginais e 10 quilômetros de ciclovias, dentre outros investimentos que totalizaram um acréscimo de R$ 400 milhões na modelagem final do projeto.

Durante os estudos para a modelagem do edital, realizados pelo governo do Estado com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ficou constatado que, atualmente, 25% da extensão das rodovias que compõe o bloco 2 não tem acostamento (105 quilômetros) e em 39% da extensão a largura do acostamento está fora da norma (161 quilômetros).

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