Defesa Civil alerta sobre fortes chuvas e enchentes em Marau
Vários trechos de estradas estão bloqueados na região
Foto: Taliane Radeli/ Tua Rádio Alvorada
*atualizada*
A Defesa Civil de Marau informou que nas últimas 24h (6h da quarta até 6h da quinta) o acumulado de chuva chegou a 201mm sendo que, desse volume, 117mm ocorreu na madrugada desta quinta-feira, 02/05.
Como medida de prevenção, o Ginásio Municipal Jatyr Francisco Foresti foi aberto e organizado para receber famílias que necessitarem sair de suas casas. Os loteamentos Dalberto e Novo Horizonte e os bairros Santa Helena e Santa Isabel são monitorados por serem consideradas áreas de risco. A orientação da Defesa Civil é para que qualquer morador que perceba a água invadindo sua casa ou outra situação de risco, peça ajuda imediatamente e saia da residência portando documentos.
Ainda de acordo com a Defesa Civil de Marau, na manhã desta quinta-feira, 02/05, seis famílias saíram de casa por precaução e foram acolhidas em casas de amigos e de outros familiares. No início da tarde, essas pessoas já estariam retornando para efetuar a limpeza de suas residências. Outras 30 pessoas de uma clínica localizada no meio rural foram retiradas e estão alojadas no Ginásio do Bairro Borges.
A ERS 324, no trecho entre Marau e Passo Fundo, apresentou pontos de alagamento. O tráfego ficou perigoso especialmente em São Luiz da Mortandade, onde a rodovia esteve bloqueada em vários momentos e em Sede Independência Taquari. Houve momentos em que apenas caminhões puderam passar. No início da tarde, o fluxo ocorria normalmente em ambos os sentidos. O Batalhão Rodoviário da Brigada Militar monitora os locais e a situação pode mudar a qualquer momento, pois a previsão é de continuidade da chuva.
As atividades das escolas municipais e estaduais, assim como as da AABB Comunidade e Lazer e Convivência estão suspensas, afetando diretamente cerca de 6 mil pessoas. Devido as fortes chuvas na região, várias delegacias de polícia estão inoperantes. A Delegacia de Marau segue funcionando, porém com dificuldades no sistema de comunicação, que está instável.
Relatórios sobre as ações de resgate nas localidades atingidas são divulgados diariamente às 9h, 12h, 18h, por parte da Defesa Civil do RS.
Em caso de qualquer emergência, os contatos são:
Bombeiros - 54 9172.8398;
Secretário Municipal de Cidade Jair Dalberto - 54 9103.9291;
Secretária de Desenvolvimento Social Fernanda Brocco - 54 9147.7766 e
Coordenadora de Defesa Civil Naura Bordignon - 54 9971.7727.
Comentários