IGP Marau: emissão da nova Carteira de Identidade inicia em janeiro
O Posto de Identificação de Marau atende a 25 municípios
O novo modelo de Carteira de Identidade começou a ser implantado no Rio Grande do Sul no dia 26/07, apenas na capital do estado - Porto Alegre. Dessa forma, cidades do interior, como é o caso de Marau, ainda não estão autorizadas a aderir ao novo modelo.
A reportagem da Tua Rádio Alvorada conversou com o auxiliar administrativo do Instituto Geral de Perícias de Marau, Roberto Carlos Ferlin. Segundo ele, a emissão do documento, no município, deve começar em janeiro de 2023. Até lá o Posto de Identificação continua emitindo a Carteira de Identidade no modelo atual, que é válido até 28 de fevereiro de 2032.
Novo modelo
A nova carteira de identidade utiliza o CPF como número do RG e pode ser acessada digitalmente. O prazo de validade do documento depende da idade do titular no momento da expedição: cinco anos para crianças de até 11 anos e dez anos para quem tem de 12 a 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos não precisarão trocar o documento.
De acordo com Roberto, a nova carteira de identidade é mais segura do que a uilizada atualmente. O documento terá um QR Code, que pode ser lido por qualquer smartphone. O mecanismo permite verificar a autenticidade do documento e saber se houve furto ou perda do mesmo. A emissão da nova carteira de identidade é feita de forma gratuita.
Atendimento no IGP
Atualmente o IGP de Marau atende aos habitantes de 25 municípios, com uma média de 50 a 60 atendimentos diários. Por isso, explica Roberto, o órgão pede que seja feito o agendamento prévio para atendimento. É possível agendar pelo 3342 - 3957, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O IGP também dispõe da página “Posto de Identificação - Marau \ RS”, no Facebook para retirada de dúvidas e comunicação.
Comentários