Treinador supercampeão do futsal feminino da região chega a 47 títulos conquistados
Além de ser o treinador do time feminino, Rodrigo é diretor da APF masculino
Foto: Camila Agostini/Tua Rádio Alvorada
São mais de 18 anos de carreira e 47 títulos conquistados. Muito mais que os números expressivos, a trajetória de Rodrigo Valiatti é de alguém que acredita no futsal feminino. Comandando a APF - sediada em Gentil, mas com jogadoras de toda a região, já foram mais de 60 jogos disputados em 2022 e três títulos conquistados.
Os títulos são sempre bem-vindos, pois é o objetivo esportivo. Porém, como afirma Rodrigo, o fundamental é desenvolver o esporte entre as mulheres. “A APF entra em quadra no feminino para superar seu adversário. Para vencer. Mas o principal objetivo é dar visibilidade ao futsal feminino e mostrando que sim, nós temos futsal feminino de alta qualidade. Temos mulheres jogando no nível do masculino”, conclui Rodrigo.
Algumas particularidades tornam o futsal feminino especial, na visão de Rodrigo. “As mulheres têm muitos aspectos físicos e fisiológicos que afetam no dia a dia mais do que os homens. E no esporte muito mais. São coisas que nós temos que respeitar e muda a equipe quando acontecem”. Muitas jogadoras, por exemplo, administram a carreira no mundo da bola com o trabalho comum, a família, a gestação, entre outros fatores.
A temporada para a APF feminino segue. E a beira da quadra lá estará um entusiasta do esporte dedicando seu tempo na função de treinador continuando o sonho de muitas meninas de jogar futsal.
E as meninas da APF tem agenda cheia. Pegando como exemplo prático, somente em setembro serão 14 jogos disputados em 30 dias, no mês de setembro.
Comentários