Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Torcedores da AFF impedem que delegação da AGE entre em Fortaleza dos Valos

por Eduardo Cover Godinho

Trancando o pórtico de entrada com automóveis e caminhonetes, eles atiraram rojões, foguetes, pedras e pedaços de madeira em direção ao ônibus da equipe

Pórtico de entrada de Fortaleza dos Valos foi trancado por torcedores da AFF
Foto: Divulgação

Cenas inacreditáveis e lamentáveis, sem precedentes na história do salonismo no Rio Grande do Sul, quando o assunto é esporte, foram proporcionadas por uma pequena porção de torcedores da Associação Fortaleza Futsal (AFF), de Fortaleza dos Valos, na tarde da sexta-feira, dia 4 de dezembro. Aproximadamente 30 pessoas, a grande maioria de jovens vestidos com a camiseta do clube que disputa o Campeonato Estadual Série Bronze – Edição 2015, recepcionaram a delegação da Agremiação Guaporense de Esportes (AGE), de Guaporé, com foguetes, rojões, extintores de incêndio, pedaços de madeira e pedras no pórtico de entrada do município. Os “bandidos”, que lamentavelmente estavam trajados de torcedores e estragaram o que seria um espetáculo esportivo dentro das quatro linhas, trancaram a entrada principal de Fortaleza dos Valos com automóveis e caminhonetes, impedindo que o selecionado adversário adentrasse para a disputa da semifinal da terceira divisão do futsal gaúcho.

Em um ato insano e de selvageria, avançaram em direção ao ônibus onde encontrava-se a direção, comissão técnica, jogadores e aproximadamente dez torcedores da AGE/Centro Médico/Zombre com intuito de intimidar. Alguns, com carros, trancaram a rotatória, impedindo qualquer deslocamento do coletivo. Com foguetes, rojões, pedaços de madeira e pedras, os torcedores proporcionaram uma verdadeira “batalha campal”. Perplexa e assustada com o que acontecia, a delegação guaporense protegia-se entre os bancos e o condutor do veículo João Figueira, que é presidente da entidade, buscava o retorno para uma cidade mais próxima. Ninguém ficou ferido, mas a cena ficou marcada na memória de todos. O ônibus da AS Turismo foi depredado. Marcas resultantes do estouro dos rojões e foguetes, e amassados na lataria comprovam o resultado da barbárie. Figueira lamentou o episódio e destacou que a AGE tomará todas as providências cabíveis.

“Completo 10 anos de entidade e nunca passei por situação parecida e olha que atuamos em quase todos as cidades que são apaixonadas pelo futsal. É de se lamentar o episódio. Além das imagens gravadas, estes, que se dizem torcedores, percorreram alguns quilômetros com seus veículos atrás do ônibus. O que queriam? Intimidar? Pode ser, mas jamais colocaria em risco a integridade da delegação da AGE. Imagina se houvesse a partida e a AGE saísse classificada de Fortaleza dos Valos o que não iria acontecer. Repudiamos a atitude destes torcedores da AFF e estamos tomando as providências cabíveis. Isso não pode passar desapercebido, pois poderá abrir precedente para novas cenas de barbáries como está”.

Orientados pelo presidente da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS) César Cabral, os dirigentes da AGE/Centro Médico/Zombre registraram um Boletim de Ocorrência na Brigada Militar de XV de Novembro, cidade vizinha a Fortaleza dos Valos. Posteriormente, retornaram para Guaporé e a partida não pode ser realizada, para frustração de centenas de torcedores que aguardavam do lado de fora do ginásio e para outros que se deslocavam de municípios da região.

“É lamentável o que passamos. Ao longo da semana já havia recebido ameaça de um dirigente da AFF. Não sabíamos que poderia chegar a tal ponto. Vamos continuar trabalhando para que a equipe possa disputar a final da Série Bronze contra o Ser. Alvorada e representar Guaporé na Série Prata em 2016. A FGFS não pode deixar esse episódio, que vai manchar o salonismo gaúcho, passar em branco”, disse Jonathan Filgueira, diretor do Departamento Adulto da AGE.

 

Nota oficial

Em nota oficial divulgada na rede social (Facebook), no sábado, dia 5 de dezembro, a direção da AFF manifestou-se sobre o episódio provocado por parte dos seus torcedores que obrigou o cancelamento da partida.

“A Associação Fortaleza de Futsal (AFF), vem através desta informar, a todos os interessados que os lamentáveis fatos ocorridos antes da partida entre AFF x AGE não partiram da diretoria da AFF. A AFF e sua diretoria não compactuam com atos de violência e vandalismo no âmbito do futsal. No momento do incidente a diretoria da AFF estava toda no ginásio, aguardando a delegação visitante, garantindo e dando totais condições de jogo, como foi visto por quem lá esteve. Somos torcedores e estamos presentes para incentivar e apoiar incondicionalmente a Associação Fortaleza de Futsal. Não estamos aqui para nos abstermos de nossos erros, caso venham a acontecer, mas não podemos deixar manchar a imagem de uma diretoria e de uma instituição seria, que trabalha e busca o melhor para o futsal. Desde já informamos que estamos abertos ao diálogo para debater os reais fatos e discutir soluções para os mesmos”.

Porém, o jogador Cleverson Signori, o Sig, em entrevista inconsequente a uma rádio local, provocou, dizendo que a delegação de Guaporé ‘pipocou’ e estava com medo de jogar.

“A torcida vez a parte dela. Isso é Gauchão, não é Campeonato Paulista. Então tem que ter pressão porque é semifinal do Estadual e vale vaga para a Série Prata. Fez a pressão normal, ninguém agrediu ninguém. Duvido que um foguete ou um rojão vai dar algum problema com alguém. Tenho certeza que eles (AGE) queriam isso aí e ‘pipocaram’, ‘pipocaram’. Ficaram com medo de vir jogar aqui e tomara que eles tenham que vir de novo aqui”, destacou.

 

FGFS

O presidente da entidade máxima do futsal gaúcho César Cabral repudiou a ação dos torcedores da AFF, de Fortaleza dos Valos. De posse do vídeo gravado pela assessoria de imprensa da AGE, de imagens dos estragos no ônibus e o relato na súmula da partida, Cabral disse que o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) deve julgar o episódio o mais breve possível.

“Isso não tem mais cabimento em 2015. Os caras quererem comemorar é uma coisa. Agora, agredir e tentar intimidar isso não deve mais fazer parte de esporte algum. O esporte pelo contrário, é para ser uma festa e ganhar quem for o melhor em quadra, entre outros. Sair de casa querendo intimidar com bomba é muito pequeno, não dá para deixar acontecer”, salientou.

Nesta segunda-feira, dia 7 de dezembro, por volta das 17 horas, uma “nota oficial” da FGFS, não publicada no site, mas encaminhada para as direções e meios de comunicação, informava que a partida de volta entre AGE e AFF seria realizada na quinta-feira, dia 10 de dezembro, às 20 horas, em Cruz Alta. Porém, sentindo-se prejudicada pelo aumento da quilometragem e pela proximidade com Fortaleza dos Valos, a diretoria guaporense não aceitou e o evento esportivo foi cancelado. Uma nova data deve ser divulgada nas próximas horas. No primeiro jogo da semifinal a AFF havia vencido por 2x1 e tem a vantagem do empate para garantir a classificação para a decisão da Série Bronze. A AGE tem que vencer no tempo normal e na prorrogação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais