O que está por trás do aumento no número de divórcios nos últimos anos
Baixar ÁudioA psicóloga Francinete Oneda conversou com a Tua Rádio sobre o assunto
Ao mesmo tempo em que o número de casamentos diminui, os divórcios aumentam. Este é um problema que afeta o mundo todo, mas que nos últimos anos vem crescendo no Brasil. Os dados divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no mês abril deste ano, descrevem bem este cenário.
No ano de 2007, as pesquisas apontavam que os casamentos civis, duravam em média 17 anos. Em um período de dez anos, o intervalo entre o casamento e o divórcio caiu para 14 anos. A pesquisa também mostra que o número de uniões registradas, diminuíram 2,3% nos anos de 2016 e 2017, neste mesmo período os divórcios aumentaram em 8,3%.
A psicóloga Francinete Oneda conversou com a Tua Rádio sobre o assunto. Com o passar do tempo às formas de se relacionar mudam, e com as mudanças vem os pontos positivos e negativos. Entre os negativos estão à falta de insistência e a desistência já nos primeiros problemas. Este também é um dos motivos que levam ao arrependimento e a culpa, a ilusão de que os problemas acabam junto com o casamento.
Segundo Francinete, é importante entender que essa não é a forma correta de resolver os problemas e que muitas vezes é necessário olhar para si e reconhecer a própria participação na relação. Entre as formas de solução ela aponta o dialogo e a terapia de casal, levando sempre em consideração o casal e os problemas que o mesmo enfrenta.
Confira a entrevista completa no áudio da matéria.
Comentários