Como surgiu a Rádio Alvorada?
Acompanhe a série especial dos 65 anos da Tua Rádio Alvorada
Foto: Arquivo/Tua Rádio Alvorada
Uma senhora das comunicações em Marau, a Tua Rádio Alvorada completou, nesse sábado, 19/10, 65 anos de existência. Mais tradicional meio de comunicação sonoro do município, a emissora surgiu em 1959, com o canal 1360 AM.
Os primeiros passos para implantação da rádio foram em 1958, no Rio de Janeiro, capital do Brasil na época. “[Foram] 32 dias para poder conseguir, do ministro, a assinatura da licença”, lembrou o Frei Jenésio Pereira da Silva em depoimento cedido ao documentário “A história dos Freis Capuchinhos em Marau/RS”, dirigido por Camila Agostini, em 2022.
Frei Jenésio passou mais de 30 dias acampado no Ministério das Comunicações para obter a concessão. “Consegui entrar. Sabe como? Chegou, lá, o deputado Paulo Mincarone (daqui do Rio Grande do Sul, que era amigo da gente. Ele subia pelo elevador. Quando ele chegou, ele disse: ‘Mas o que você está fazendo aí? Vem cá.’ Aí, me chamou e eu entrei. Se não, acho que eu estava lá até hoje [risos]. Em 15 min, eu estava com os documentos em mãos.”
A Alvorada passou a funcionar de forma efetiva em 1960. Desde lá, a emissora funciona no mesmo prédio, originalmente, uma das quatro bibliotecas infantis do Brasil. A rádio se instalou no segundo piso, com programas de auditório e apresentações de músicos. Nos estúdios, as canções eram rodadas em dois discos de Long Plays, os LPs ou vinis.
Exposição
Em comemoração aos 65 anos, a emissora organizou a exposição “65 anos do Rádio em Marau”. A abertura da mostra ocorreu, conjuntamente, à cerimônia de celebração do aniversário.
A visitação segue aberta até o próximo sábado, 26/10, no salão inferior do Ginásio Paroquial Frei Gentil, atendendo grupos sob agendamento prévio durante a manhã e à tarde. A marcação de visitas ocorre pelo telefone (54) 3371-0300 ou pelo WhatsApp (54) 3371-0301.
Comentários