Covid - 19: saiba quais são as informações falsas que circulam nas redes sociais
Teorias, cura e prevenção
Junto a disseminação da Covid-19 (novo coronavírus) se disseminam as falsas informações. Uma série de fake news sobre a prevenção e até a cura da doença tem tomado conta das redes sociais e sites. Confira algumas informações que NÃO são verdadeiras e que podem, inclusive, serem prejudiciais a saúde:
1. Israel e Cuba encontraram uma vacina para Covid -19: É falso que Israel tenha encontrado uma vacina para o novo coronavírus, a informação correta é que uma equipe de cientistas procuram por uma forma de imunização, mas esta, ainda não foi encontrada.
Cuba também não tem uma vacina para a Covid -19. O país disponibiliza, apenas, do Interferon Alfa 2B, um antiviral utilizado para o alívio de sintomas respiratórios.
2. Alho, água fervida e vinagre curam pessoas infectadas: O Ministério da Saúde aponta a informação como falsa e reafirma que ainda não existe nenhum medicamento, alimento ou líquido que possa prevenir ou curar a doença.
3. Vírus não resiste em altas temperaturas: Outra informação falsa que pode, inclusive, causar o descuido da população é de que o vírus não sobrevive a temperaturas mais altas como 27° C. Esta informação não se confirma até por que a temperatura corporal do ser humano é de 36°C. Desta forma, não existe comprovação de que o vírus não resista a temperaturas específicas.
4. Vírus criado em laboratório: As teorias sobre o surgimento de um novo vírus também fazem parte das fake news. Um estudo realizado por universidades dos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália afirmam que o vírus tem origem natural, ou seja, não foi uma criação humana de laboratório.
Comentários