Pediatras "receitam livros" para estimular desenvolvimento na primeira infância
A cartilha divulgada pela Sociedade Brasileira de Pediatria incentiva cerca de 22 mil médicos a trabalhar a leitura
A importância de ler agora é assunto de consultório médico. A Sociedade Brasileira de Pediatria em parceria com a Fundação Itaú Social e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal lançaram a campanha "Receite um Livro". A proposta é sensibilizar cerca de 22 mil pediatras brasileiros a incentivar as famílias de seus pacientes de zero a seis anos para a leitura. Pesquisas atuais comprovam que é nessa faixa etária que 90% das conexões cerebrais são formadas.
A prática é tendência no mundo todo, mas no Brasil, a iniciativa é recente. Foi lançada em 2015 durante o 37º Congresso Brasileiro de Pediatria, no Riocentro e vai vigorar por um ano. Além da distrubuição da cartilha para os médicos, os profissionais de saúde também vão receber um Kit de livros do Programa Itaú Criança para distribuir gratuitamente para as famílias.
O médico Renato Santos Coelho, membro do Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do RS, falou sobre a importância da leitura para as crianças em entrevista ao programa Temática desta terça-feira. Confira na íntegra.
Comentários