Marau recebeu visita da escritora e historiadora Cátia Dal Molin
Baixar ÁudioCátia apresentou aos marauenses um trabalho de pesquisa relacionado a História do Brasil e dos imigrantes italianos durante a Era Vargas
Esteve em Marau há poucos dias, a escritora e historiadora, Cátia Dal Molin. A visita contou com a apresentação de seu trabalho de pesquisa intitulado “Ti Tazi Senpre Te Parli Mai” e com uma palestra na Câmara Municipal de Vereadores com o mesmo tema. Em ambos os trabalhos, Cátia, conta a história de italianos que migraram para o Brasil entre as décadas 30 e 40, encontrando uma série de dificuldades ligadas principalmente a liberdade de expressão.
Como explica Cátia, em entrevista para a Tua Rádio Alvoada, o período era do governo de Getúlio Vargas e muitas pessoas citadas no estudo foram presas, perseguidas e até mortas por conta da ideia nacionalista do governante brasileiro que proibia, por exemplo, o uso de línguas estrangeiras para se comunicar. Além do livro e documentário “Ti Tazi Senpre Te Parli Mai”, Cátia trabalhou em outro projeto ligado a história do Brasil e de imigrantes no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se do livro “Mordaça Verde e Amarela”.
Ouça a entrevista da escritora, que esteve no estúdio da Tua Rádio Alvorada, no player de áudio.
Comentários