Lançamento do livro “ Mal - estar na infância e medicalização do sofrimento: quando a brincadeira fica sem graça” acontece nesta sexta - feira
Baixar ÁudioO lançamento acontece de forma online
Com lançamento marcado para esta semana, o livro “ Mal - estar na infância e medicalização do sofrimento: quando a brincadeira fica sem graça” reúne o trabalho de profissionais da educação e psicanalistas com uma preocupação em comum, a forma com que é tratado o sofrimento na infância e a utilização de medicamentos como tentativa de contornar a situação.
A psicanalista, Fabíola Giacomini, faz parte dos profissionais escritores do livro, em entrevista que concedeu a Tua Rádio Alvorada, ela conta que a oportunidade de fazer parte do projeto surgiu através da sua dissertação de mestrado que estuda a medicalização da infância e os efeitos disso na educação. Participaram também da construção do artigo o professor do curso de psicologia da Universidade de Passo Fundo, Francisco Santos Filho, e da psicanalista Luciana Cezar.
Fabíola explica que a escolha do tema partiu de experiências vividas dentro das escolas. Levando em consideração a leitura do comportamento da criança. Segundo Fabíola, existe uma preocupação ligada ao diagnóstico rápido em uma situação complexa, ela conta que quando as dificuldades de uma crianças são identificadas como patologia e tratadas com medicamentos, o diálogo sobre o que está acontecendo e sobre outras formas de contornar a situação não acontecem e isso pode ser prejudicial para o desenvolvimento da criança.
O lançamento do livro “ Mal - estar na infância e medicalização do sofrimento: quando a brincadeira fica sem graça” acontece de forma online nesta sexta - feira, 10/07, às 16h no canal do YouTube, PROJETO - Associação Científica de Psicanálise e Humanidades.
Confira a entrevista completa com Fabíola Giacomini no áudio da matéria.
Comentários