Fabe promove discussão sobre o turismo sustentável
Ecofabe - em sua sétima edição, encerra na sexta-feira, 02/06
A Faculdade da Associação Brasiliense de Educação – Fabe – de Marau, mantida pela Congregação dos Irmãos da Sagrada Família, realiza durante toda esta semana, uma programação diferenciada voltada a discussão em torno do meio ambiente. Chamado de Ecofabe, o evento – em sua sétima edição, tem como tema o turismo sustentável – seguindo proposta da Organização das Nações Unidas e antecipando as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na segunda-feira, 05 de junho.
Para o diretor da instituição de ensino, o irmão Ernani Luiz Welter, pensar o meio ambiente vem de encontro com as orientações do Papa Francisco, em sua Encíclica Laudato Si (Louvado seja), sobre o urgente desafio de proteger a “casa comum” e buscar um desenvolvimento sustentável e integral. Na encíclica citada pelo irmão Ernani, o Santo Padre critica os abusos e o uso irresponsável dos bens naturais e, assim como a ONU, alerta para a contribuição do setor do turismo dentro dos três pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental.
Um dos subtemas abordados na programação da Ecofabe, foram os diferentes biomas brasileiros – o assunto, neste ano, também foi abordado na Campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. Marau está inserido no Bioma Mata Atlântica, rico em biodiversidade de fauna e flora, que chegou a ocupar, no passado, toda a região litorânea do País. Hoje, apenas 7% da Mata Atlântica encontra-se em sua área original. A Ecofabe encerra na sexta-feira, 02 de junho. Nesta quarta-feira, 31/05, será apresentado case da empresa Tecnotri, voltado à gestão ambiental. As palestras iniciam sempre às 19h30.
Comentários