Alunos de Marau são destaques da Olimpíada de Robótica 2017
EMEF Ernesto Dorneles classificou-se em primeiro lugar
Foto: Divulgação
Os alunos da EMEF Ernesto Dornelles, de Marau, coordenados pela professora Regina Grando, conquistaram a 1ª colocação da 5ª e última etapa da Olimpíada de Robótica Educativa Livre. O evento é organizado pelo projeto de extensão Grupo de Pesquisa em Cultura Digital (Gepid), ligado ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) da Universidade de Passo Fundo (UPF). A final foi realizada no sábado, 28/10.
O 2° lugar da competição também foi conquistado por alunos de Marau. Quem garantiu a segunda colocação foram os alunos do IESTA, sob coordenação da professora Elis Regina Albano.
A Olimpíada visa oportunizar o contato dos alunos do ensino fundamental e médio com a robótica, bem como desmistificar o estigma de que a robótica é complexa, cara e inacessível para as escolas. A ideia é difundir o tema entre alunos da educação básica, abrindo seus horizontes para a atuação em áreas como ciências, engenharias, tecnologia da informação, matemática, entre outras.
A prova final, Balloon Defender, envolve dois robôs em uma arena, sendo que o objetivo de cada robô é defender o seu balão e estourar o balão do oponente. Cada robô deverá estar munido de uma "arma", obrigatoriamente móvel e controlada pelos próprios alunos. A prova teve disputas individuais, ou seja, uma equipe contra outra, e também em grupos, com mais equipes competindo ao mesmo tempo. Será empregado um sistema de pontuação a ser detalhado posteriormente. As disputas serão realizadas em uma arena. Venceu a equipe que furou primeiro o balão do adversário em 60 segundos.
Comentários