Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Escolas participam de eleição para escolher conselheiros tutelares mirins de Marau

por Camila Agostini

Cerca de 30 alunos foram aprovados na prova e disputam a eleição no mês de novembro

Foto: Arquivo Alvorada

Entre os 120 alunos que participam do projeto Conselho Tutelar Mirim, cerca de 30 disputarão a preferência dos eleitores. A votação ocorre dia 11/11, nas escolas Elpídio Fialho, Frei Benjamin, Henrique Dias e Ernesto Dorneles, com os alunos das turmas de 8º e 9º anos. O trabalho é supervisionado pelo professor de filosofia Dirceu Lopes de Souza e acompanhado por toda a equipe de conselheiros tutelares de Marau. A iniciativa é inédita e segundo o titular do órgão, Mauro Knof Pires, possibilita a oportunidade para que a comunidade escolar conheça melhor o trabalho da entidade, bem como as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

O processo segue os mesmos moldes da eleição oficial e de acordo com o conselheiro Cleomar Giollo, além de envolver as crianças, motiva também aos pais a refletirem sobre o papel e as responsabilidades do Conselho Tutelar - no player de áudio confira a entrevista com os conselheiros. A prova foi aplicada na sexta-feira, 21/10, e a partir de agora, os selecionados organizam sua campanha e apresentam suas propostas aos alunos dos 7º, 8º e 9º anos de cada escola participante.

Na EMEF Elpídio Fialho, serão eleitos dois conselheiros tutelares mirins e nas demais escolas, será eleito o mais votado de cada educandário. O objetivo principal do projeto é construir uma consciência política a partir do conhecimento e da prática do ECA, por meio de aprendizagens referentes ao conceito de política e toda a abrangência no contexto de vida de cada um. Os conselheiros tutelares mirins eleitos terão a oportunidade de conhecer na prática algumas atribuições dos conselheiros tutelares efetivos. Os eleitos receberão premiação, efetivada através de bolsas de estudos parciais e integrais para o Ensino Médio e cursos técnicos da rede privada. São parceiros do projeto, o Colégio Gabriel Taborin, o Colégio Franciscano Cristo Rei e a Quality Cursos. O projeto piloto criado e desenvolvido em 2016 pode ser expandido para outras escolas em 2017. A posse dos eleitos será no dia 16/11, na Casa da Cultura.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais