Livro "Bem-Vindo a Marau" é lançado durante o Estação Leitura 2023
Baixar ÁudioObra incentiva o interesse na história local
Aconteceu nesta quarta-feira, 24/05, na Casa da Cultura, o evento de lançamento do livro Bem-Vindo a Marau. A obra é parte da série "Bem-vindo a minha cidade” - um projeto da Editora Gaúcha, com autoria do escritor Rodrigo Keller.
Em entrevista para a emissora, o autor reforçou o objetivo principal do projeto, que é justamente provocar o interesse das crianças pela história local. Segundo Rodrigo, a ideia surgiu da necessidade de mostrar o que é do município e do estado, especialmente em uma linguagem que envolve o público infantil. “Que seja o primeiro livro, que a criança comece a curtir o seu município e depois parta para outras referências”, acrescentou o autor.
O projeto iniciou no ano passado na cidade de Nova Santa Rita, de lá pra cá, já são 18 títulos, que trazem a história de municípios do Rio Grande do Sul, de forma lúdica e educativa. O livro dedicado a Marau é o de número 10.
Durante o processo de produção, o autor visitou o município, o acervo, as bibliografias e conversou com diversas pessoas. A obra ficará disponível nas instituições de ensino do município e servirá de estímulo para que crianças, jovens e até adultos conheçam e se encantem por Marau.
Estação Leitura
O lançamento faz parte da programação do Estação Leitura, que reúne o estudo de obras e autores específicos. Na edição deste ano, as obras de Rodrigo Keller foram o material de estudo de diversos alunos.
Nesta terça-feira, 23/05, na EMEF Elpídio Fialho, aconteceu uma exposição de trabalhos realizados pelos estudantes de Marau, com base na coleção “Era uma vez no Reino Grande do Sul”.
A Invernada Dente de Leite do CTG Felipe Portinho também participou do Estação, desenvolvendo uma apresentação baseada nos livros de Keller. A atividade contou com confecção de acessórios, como capas dos livros gigantes e criação de uma letra e música exclusiva baseada no tema escolhido. Em breve, o trabalho será apresentado no Enartinho, com pilcha voltada para o Tema.
A entrevista completa com Rodrigo Keller está disonível no player de áudio da matéria.
Comentários