Bullying nas escolas: um problema crônico
Muitas crianças desenvolvem outros traumas por causa da agressão
Foto: Reprodução/Internet
Bullying é um ato caracterizado pela violência física ou psicológica, de forma intencional e continuada, de um indivíduo, ou grupo contra outro individuo, sem motivo claro. Até pouco tempo, o que hoje reconhecemos como bullying, era visto como fatos isolados, “briguinhas de criança”, e normalmente família e escola não tomavam atitude nenhuma a respeito.
Atualmente, o bullying é reconhecido como problema crônico nas escolas, e com conseqüências sérias, tanto para vítimas, quanto para agressores. De acordo com o psicólogo, João Antunes, “infelizmente hoje as pessoas não se consideram mais, ou seja, há uma falta de respeito muito grande entre as pessoas e essa falta de respeito é também bulliyng”, comenta.
Segundo ele, tanto vítimas, quanto agressores, podem sofrer consequências psicológicas desta situação de abuso, além de contaminar todo o ambiente escolar. “Todos os alunos que vivenciam o bullying apresentam ansiedade, medo e pânico. Por isso, sim é muito importante falar sobre esse assunto”, alerta Antunes.
O psicólogo comenta também, que muitas crianças ainda têm vergonha de falar sobre o tema, e escondem isso dos pais. João Antunes, porém, destaca que é muito importante que os pais conversem com os filhos e entendem suas aflições e dêem abertura para se falar sobre o tema. "Desta forma, a criança se sente segura e acaba pondo o medo e a insegurança para fora".
Ouça a entrevista completa no player de áudio.
Comentários