Saiba mais sobre o funcionamento do programa Pé de Meia em Marau
Se preferir, ouça clicando no player de áudio
O Pé de Meia é um programa que tem como objetivo incentivar os alunos a permanecerem na escola. O programa é disponibilizado em nível federal e pertence ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, que regula tanto o Pé de Meia quanto o Bolsa Família. Todos os jovens ligados ao programa Bolsa Família estão cadastrados e podem receber o auxílio do Programa Pé de Meia.
A Tua Rádio Alvorada conversou com a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Fernanda Brocco, e com a gestora destes programas em Marau, Luciana Dall Molin. Elas explicaram que o programa fornece aos adolescentes cadastrados um valor mensal em dinheiro enquanto ele estiver estudando, e mais um valor quando o adolescente concluir o ensino. Para ganhar o valor mensal, é preciso ter no mínimo 75% de frequência, e para ganhar o incentivo final é necessário ser aprovado.
Segundo Luciana, no município de Marau, a estimativa é que haja 150 adolescentes, de 14 a 24 anos, que se enquadram nos requisitos necessários para participar do programa. Os alunos aptos devem fazer a sua inscrição no app Jornada do Estudante, e essa inscrição vai para aprovação do ministério da educação. Se for aprovado, automaticamente o adolescente ganha uma conta da Caixa Econômica para receber o auxílio.
A conta deve ser validada pelos responsáveis do adolescente, seja pessoalmente na agência da Caixa ou através do aplicativo Caixa Tem. De acordo com Fernanda Brocco, serão em breve disponibilizados, para os adolescentes beneficiários em Marau, oficinas para capacitar os adolescentes a usar da melhor forma o dinheiro recebido pelo Pé de Meia.
Comentários