Articulação regional prevê o desenvolvimento da educação básica
Termo de Cooperação e Ato Constitutivo do Arranjo de Desenvolvimento da Educação Norte Gaúcho foi assinado na sexta-feira, 10/03
A IMED, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura de Passo Fundo, em conjunto com o Instituto Ayrton Senna, realizaram nesta sexta-feira, 10, a assinatura do projeto Arranjo de Desenvolvimento da Educação Norte Gaúcho. O movimento faz parte de uma estratégia definida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e é o primeiro ADE a ser formalizado no Estado. O objetivo da iniciativa é que empresas e municípios que compartilham territorialmente uma mesma região geográfica possam trocar experiências, criar ações e colaborar para o desenvolvimento da educação básica.
Assinaram o Acordo de Cooperação os municípios de Passo Fundo, Victor Graeff, Casca, Espumoso, Sertão, Tio Hugo, Lagoa Vermelha, Marau, Mato Castelhano, Fontoura Xavier, Santa Cecília do Sul, Sananduva, Vila Maria, Carazinho, Ernestina, Soledade, Ibirapuitã, Camargo, Santo Antônio do Palma, Nova Alvorada, Ciríaco, Tapejara e Santo Antônio do Planalto. Participarão da coordenação do Arranjo de Desenvolvimento da Educação a IMED, a Universidade de Passo Fundo, a AMPLA, as prefeituras de Passo Fundo, Casca, Marau e Carazinho.
Conforme o Diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, o Arranjo é um espaço de colaboração e cooperação. “São tempos em que nós precisamos, mais do que nunca, saber como colaborar, como identificar nichos de oportunidades. Não de competir, mas de colaborar e cooperar. Todos nós queremos a qualidade da educação e a formação de nossos jovens, e é isso que nos une. Temos estratégias de atuação diferentes em nossos regimes administrativos, mas temos que crescer todos lutando por uma qualidade da formação desses jovens. Todos aqui, independente da visão, da preocupação, das experiências acumuladas, têm a preocupação maior de como podemos, juntos, melhorar a qualidade da educação básica aqui na região”, explica.
O Arranjo de Desenvolvimento da Educação visa o apoio e desenvolvimento de projetos em prol de uma reestruturação da educação, através da aproximação de interesses e fortalecimento de alianças e ideias que visem atender as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Para que as decisões sejam tomadas, serão utilizadas como base os índices de qualidade da educação dos municípios, além de pesquisas científicas existentes e estudos a serem elaborados.
O Diretor Geral da IMED, Eduardo Capellari, ressalta que é necessário a união de toda a região, se utilizando da experiência que cada um traz consigo para a obtenção de resultados. “Na IMED nós acreditamos que precisamos nos irmanar para alcançar propósitos e resultados mais elevados do que alcançamos até o momento. Que a gente consiga, no dia de hoje, dar um novo passo de uma jornada que não começou agora, mas que com um nível de colaboração e protagonismo de atores que são diferentes, que tem histórias diferentes, possamos avançar significativamente nos índices educacionais da região”.
A Vice-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo, Bernadete Maria Dalmolin frisou o quanto é difícil discutir a temática da educação. “Nós acreditamos muito que esse espaço possa se constituir como um espaço vivo, como um espaço de diálogo, de produções coletivas, sobretudo se ela trabalhar de fato a lógica da educação integral, da integralidade, de pensar em convergências, em processos que partam da base. Que nós possamos ter a grandeza de entender que sozinhos nós faremos muito pouco, mas para fazermos coletivamente nós precisamos nos desprender, trabalhar arduamente, escutar, gerar um esforço enorme em torno daquilo que é tão fundamental que é o desenvolvimento humano, a cidadania, que é o desenvolvimento maior de todas as áreas”, conclui.
Informações e foto: Francine Tiecher/Assessoria de Imprensa IMED
Comentários