Alunos da Faculdade Cesurg criam protótipos de envasadoras automáticas
Projeto é parte das atividades do semestre, no curso de Engenharia Mecânica
Alunos do 8° nível do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Cesurg apresentaram, na última semana, os protótipos de envasadoras automáticas, produzidas ao longo do semestre. A atividade é parte da disciplina de Mecânica Aplicada e um dos principais trabalhos avaliativos da turma. Além da disciplina de Mecânica Aplicada, o projeto foi realizado junto às disciplinas de Automação e Robótica.
Em sala de aula, os alunos foram apresentados, de forma teórica, a diversos conceitos ligados à automação de processos, tais como, sistemas de acionamento, transmissões mecânicas e mecanismos de transmissão de rotação. Os estudos também foram direcionados para a transmissão de velocidade, torque e potência, o que serviu de base para a execução do desafio final da disciplina.
A envasadora criada pelos acadêmicos precisava resolver um problema real: pegar um recipiente no ponto de alimentação, conduzir ao ponto de abastecimento, abastecer com uma certa quantia de água e realizar a descarga do material. Para que a atividade estivesse completa, os acadêmicos deveriam projetar, dimensionar e fabricar os protótipos, passando assim por todos os processos de produção. Também foram adicionados ao desafio condições e restrições comuns às aplicadas em fábricas e indústrias do ramo.
Como destaca o coordenador do curso, Rubens Meneguzzi, o objetivo principal da atividade é preparar o aluno para os problemas reais do mercado de trabalho. “Esse tipo de atividade tem uma importância muito grande na formação acadêmica, porque o aluno aplica os conhecimentos estudados em sala de aula, resolve problemas complexos na prática usando a criatividade e trabalhando em equipe. Assim, quando ele vai para o mercado de trabalho ele já leva essa expertise e essa experiência”, explica ele.
Comentários