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"Arquitetura Digital" é destaque em projeto de professor marauense

por João Pedro Varal Tartari

Turma da EMEF Santo Antônio participou do projeto que mescla Artes e Cultura Digital

O professor marauense Rafael Vinicius Vieira, junto dos seus alunos de Artes e Cultura Digital da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santo Antônio de Passo Fundo, participaram Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT) com o projeto “Arquitetura Digital”.

"A apresentação no FECIT foi uma oportunidade para os alunos demonstrarem suas habilidades, criatividade e reflexões sobre planejamento de vida e habitação, inspirando outras escolas e educadores", destacou Rafael, que realiza o projeto, em nota enviada à imprensa.

O “Arquitetura Digital” propõe uma abordagem interdisciplinar que integra artes, matemática e tecnologia. O trabalho é desenvolvido por alunos das turmas de 7º a 9º ano da escola.

Passo a passo

Por meio de atividades práticas, os estudantes exploram conceitos como perspectiva, desenho técnico, organização de plantas digitais e construção de maquetes físicas, ampliando habilidades criativas e reflexivas.

"Mais do que um exercício artístico, o projeto promove discussões sobre habitação, planejamento de vida e organização do espaço", reforça o professor. "Os alunos analisam moradias reais, pesquisam preços e comparam diferentes modelos de casas – de modo a proporcionar uma visão prática do mercado imobiliário e da importância do planejamento financeiro."

A partir dessa base, os estudantes são incentivados a refletir sobre seus sonhos e necessidades. "Como imaginam sua casa no futuro? Como gostariam que fosse sua vida? Partindo dessas aspirações, cada aluno projeta uma casa funcional com até 100m²."

O processo se divide em etapas bem definidas:

  1. Pesquisa e Reflexão: Após uma introdução ao tema e às realidades do mercado imobiliário, os alunos descrevem sua casa ideal e traçam um esboço de como ela atenderia às suas necessidades.
  2. Elaboração de Plantas: Com base em suas ideias, desenvolvem rascunhos detalhados, organizando cômodos de maneira prática e considerando questões como circulação e funcionalidade.
  3. Uso de Tecnologia: Utilizando ferramentas como inteligência artificial, os alunos refinam suas descrições, ajustam dimensões e passam seus projetos para o software Sweet Home 3D, criando plantas tridimensionais.
  4. Construção de Maquetes: Em grupos, os alunos materializam seus projetos construindo maquetes físicas em escala 1:25, explorando técnicas de modelagem e design.

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