Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Processo de matrículas e rematrículas em andamento na rede de ensino estadual

por Camila Agostini

Para alunos com frequência igual ou superior a 75% a rematrícula é automática

Foto: Reprodução Secretaria de Educação RS

Iniciou na segunda-feira, 07/11 o período de inscrições para ingresso nos primeiros anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Normal (Magistério) e Educação Profissional. A novidade deste ano é que as rematrículas ocorrem de forma automática para os alunos com frequência igual ou superior a 75%. Os demais deverão efetuar a rematrícula na escola em que estudam, no período de 07/11/2016 a 30/11/2016. É o que explica o professor Santos Olavo Misturini, responsável pela 7ª Coordenadoria Regional de Educação – ouça no player de áudio. Já as inscrições para ingresso nos primeiros anos devem ser feitas no site  www.educacao.rs.gov.br. Cada candidato deve preencher uma ficha de inscrição on-line. A entrega dos documentos ocorre a partir de 04/01. O cronograma completo também está disponível no site.

As vagas serão distribuídas de acordo com a disponibilidade de cada escola. Caso não exista vaga no estabelecimento de ensino que o estudante deseja, será assegurada a matrícula em outra escola pública. A expectativa é de que haja vagas para suprir a demanda regional, no entanto, em função da reestruturação curricular projetada para o Ensino Médio, a coordenação da 7ª CRE é desafiada por limitações decorrentes, principalmente, da infraestrutura insuficiente. “Algumas escolas não possuem salas ociosas e isso representa falta de condições para abarcar demandas superiores às verificadas neste momento. Isso para as escolas que possuem Ensino Médio”, diz Misturini.

Encontrar um equilíbrio entre aquilo que o professor deseja e o que o Estado oferece segundo a questão metodológica que exige tempo e comprometimento dos professores. “Toda mudança por ideias demora uma geração. Daqui a 25 anos poderemos ter uma sociedade envolvida no processo educacional de forma diferente. Mas para isso devemos provocar os professores, mediando um processo de construção e criando uma sensibilização para a mudança, pois a proposta é para que façamos uma educação inovadora”.   

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais