Alunos da escola Anchieta são selecionados na primeira etapa do Programa Jovem Parlamentar Brasileiro
A próxima etapa seleciona os jovens que representam o Rio Grande do Sul em Brasília
Foto: Divulgação
Desde 2016 a Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta participa do Programa Jovem Parlamentar. Jovens entre 16 e 22 anos de todo o país, que estejam matriculados e frequentando regularmente o 2° e 3° ano do ensino médio criam projetos de leis, que serão avaliados e selecionados. A primeira etapa seleciona 20 jovens do estado e a segunda e última os 5 que irão passar cinco dias em Brasília.
O número de selecionados é proporcional ao número de deputados do estado, São Paulo, por exemplo, seleciona 11 jovens, o Rio Grande do Sul, apresenta uma banca menor por isso leva 5 jovens a Brasília. Nos cinco dias de viagem os estudantes selecionados vivenciam o trabalho dos deputados federais, participando de comissões e discutindo as leis criadas por eles.
Quem conversou com a Tua Rádio sobre a participação do Anchieta no projeto foi a diretora da escola, Vera Damaren Borges. Todo ano a professora de história, Marinilva Dalmoro, auxilia os alunos na construção do projeto de lei que deve ser construído. Este é o quarto ano de participação da escola no projeto, em 2016 uma jovem representou Marau em Brasília, no ano de 2017 e 2018 foram três alunos.
Dos vinte jovens de todo o estado que foram selecionados na primeira etapa de 2019, oito são da escola Anchieta, o resultado final e a divulgação dos cinco alunos que representam o estado em Brasília está marcado para o dia 06/08.
Comentários