Conselheiros Tutelares Mirins de Marau serão eleitos nos mês de outubro
Projeto piloto abrange alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino
Iniciativa inédita do Conselho Tutelar de Marau e da rede municipal de ensino cria oportunidade para que a comunidade escolar conheça melhor o trabalho da entidade, bem como as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. O projeto Conselho Tutelar Mirim será desenvolvido nas escolas Elpídio Fialho, Frei Benjamin, Henrique Dias e Ernesto Dorneles, com os alunos das turmas de 8º e 9º anos, sob supervisão do professor de filosofia Dirceu Lopes de Souza.
O objetivo principal é construir uma consciência política a partir do conhecimento e da prática do ECA, por meio de aprendizagens referentes ao conceito de política e toda a abrangência no contexto de vida de cada um. Os conselheiros tutelares mirins eleitos terão a oportunidade de conhecer na prática algumas atribuições dos conselheiros tutelares efetivos em encontros e palestras com personalidade públicas. Os eleitos receberão premiação, efetivada por bolsas de estudos parciais e integrais para o Ensino Médio e cursos técnicos da rede privada. São parceiros do projeto, o Colégio Gabriel Taborin, o Colégio Franciscano Cristo Rei e a Quality Cursos.
O projeto piloto criado e desenvolvido em2016 pode ser expandido para outras escolas em 2017. As inscrições para os alunos concorrerem ao cargo de Conselheiro Tutelar Mirim inicia no dia 03/10 e segue até 14/10. No dia 21/10 será realizada prova para os candidatos. O período eleitoral dos aprovados na prova inicia no dia 24/10 e termina no dia 10/11.
A eleição será realizada no dia 11/11 e a posse dos eleitos será no dia 16/11, na Casa da Cultura. O projeto foi destaque da programação jornalística da Rádio Alvorada. Ouça no player de áudio entrevista com os conselheiros Mauro Knof Pires e Cleomar Giolo.
Comentários