Dia da Biblioteca reforça a importância da leitura em todas as idades
Texto de Marlei S. Scandolara
Um decreto brasileiro de 9 de abril de 1980, institui no País a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário. Por este motivo, o dia 09/04 é conhecido como o Dia da Biblioteca.
A comemoração desta data é essencial para relembrarmos a importância da leitura, apesar de muitas pessoas não gostarem de praticar esta atividade. Conforme define Carlos Drumond de Andrade em uma frase célebre sobre a leitura. “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”.
Além de ser importante culturalmente, é comprovado que a leitura causa bem-estar mental. Estudos recentes mostram que o processo de imaginação que as pessoas fazem quando leem um livro é muito diferente daquele gerado por um filme ou outro método audiovisual, por isso, existem tratamentos feitos com Biblioterapia.
Uma criança que é estimulada alertêm maior rendimento nos estudos, isso porque no ambiente de uma biblioteca qualquer leitor é instigado a ir além dos livros, porque o local é propício para este fim.
A Biblioteca Professor Francisco Jatir Pastre possui cerca de 15.000 exemplares. Podem ser encontrados os mais diferentes gêneros desde biografias de diversas personalidades até literatura nacional e estrangeira, além de livros infantis e infanto-juvenis. Há opções de leitura para todos os gostos.
Está localizada na Rua Irineu Ferlin, 355 no segundo piso da Casa da Cultura. Há também acesso pela Bento Gonçalves em frente ao Mercado Roso. Os trabalhos este ano estão sob a coordenação de Marlei S. Scandolara. O telefone da Biblioteca é 3342- 9560 com o horário de atendimento na parte da manhã das 07h30 às 11h30 e na parte da tarde das 13h às 17h.
Comentários