Renegociação de dívidas do Fies pode ter até 99% de desconto
Governo federal calcula que 1,2 milhão de estudantes estão devendo ao programa
Foto: Reprodução/internet
A partir desta terça-feira, 7/11, os estudantes inadimplentes que tenham dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) vão poder renegociar seus débitos por meio das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. O prazo para renegociação deve ficar aberto até 31 de maio de 2024.
Critérios para descontos e parcelamento
• Débitos há mais de 90 dias em 30 de junho de 2023:
No caso de pagamento à vista, terão desconto de 100% sobre os juros e multas e de 12% no valor financiado. Ou, podem pagar em até 150 parcelas mensais, com desconto de 100% nos encargos e as demais condições do contrato mantidas.
• Débitos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023:
Os estudantes inscritos no CadÚnico ou que tenham recebido o Auxílio Emergencial em 2021, possuem descontos de até 99% do valor consolidado. Isso, se a liquidação for integral em até 15 prestações mensais. Já, para os demais estudantes o desconto é de até 77% do valor consolidado da dívida com a liquidação integral em até 15 prestações mensais e sucessivas.
• Estudantes sem débitos:
Porém qualquer cidadão terá direito a refinanciar o Fies, mesmo os que estiverem com as parcelas em dia.
Renegociação especial
Anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a renegociação especial foi publicada nesta segunda-feira, 6/11, em resolução em edição extraordinária do Diário Oficial da União. O governo calcula que 1,2 milhão de pessoas estão devendo ao Fies. Em média, cada uma deixou de pagar R$ 44 mil e, somadas, as dívidas chegam a R$ 54 bilhões.
Os interessados devem procurar o banco responsável pelo seu financiamento, tanto presencialmente, por telefone ou pelo aplicativo bancário.
Comentários