UPF não vai aderir ao Fies para novos alunos
Para 2018, 70% das instituições de ensino gaúchas não vão oferecer o financiamento
A maioria das universidades associadas ao Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS) decidiu não aderir ao novo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Para 2018, 70% das instituições não vão oferecer o financiamento.
Em Passo Fundo, a Universidade de Passo Fundo, responsável por atender milhares de alunos da nossa região, é uma das instituições que decidiu ficar de fora do Fies para novos alunos. Hoje 2.800 alunos usam o FIES na UPF.
Em nota, o Departamento de Programas Públicos e Institucionais da UPF, explicou que contratos antigos com os alunos seguem operando pelo FIES, mas novas vagas estão vetadas por esta modalidade.
Conforme o Departamento, o principal motivo é a forma de clareza nas regras impostas pelo governo, que quer colocar a instituição como devedora solidária no caso do não pagamento pelo aluno. Outras questões são os juros em instituições bancárias privadas, falta de carência no pagamento e taxas mensais maiores. Com esta série de fatores a UPF decidiu seguir com seu próprio programa de financiamento, o PAE pré-aprovado.
Comentários