Matrículas e rematrículas começaram nas escolas estaduais
Baixar ÁudioO período para cadastrar o ingresso nas instituições de educação pública segue até o final do mês.
As matrículas e as rematrículas estão antecendo ao mesmo tempo nas escolas estaduais. O período começou nesta segunda-feira, 01/11, e segue até o último domingo do mês, 28/11.
O professor Lucas Vanz, diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta, explica que a datas vale para as rematrículas (para os alunos que já estudam na escola manterem suas vagas para o próximo período letivo), mas acontece de forma um pouco diferente para as marículas.
Segundo o professor, elas são para os alunos que estão ingressando nas escolas estaduais. Lucas comenta que as matrículas acontecem, em especial, entre os "alunos que são concluintes do nono ano do ensino fundamental, principalmente das escolas municipais, e que vêm agora para as escolas estaduais".
Elas acontecem em duas etapas.
A primeira é a pré matrícula, que é feita preenchendo o formnulário disponível no site da Secretaria de Educação do estado, que pode ser acessado através do link. Para isso, é necessário selecionar uma das opções de ingresso e apresentar a doumentação de forma virtual.
A data de efetivação da matrícula, porém, só acontece em janeiro, entre os dias 03/01 e 14/01. Nestas datas, os responsáveis pelos alunos deverão ir até os espaços das escolas para concluírem as inscrições.
Segundo o professor Lucas, espera-se que em torno de 250 novos alunos ingressem nas escolas estaduais do município.
Volta presencial
Segundo Decreto Estadual 56.171, as redes educação pública e privada retornam de forma total a partir do dia 08/11. A volta é obrigatória, mas assegura a permanência no regime híbrido ou virtual de alunos que, comprovadamente, não possam retornar de forma integral ou parcial à presencialidade.
Sobre o período à distância, o professor Lucas comenta que "foram momentos complicados, mas a escola se manteve firme". Ele complementa dizendo que o momento "veio também para mostrar a importância do professor, de como o professor tem sim um papel fundamental na educação".
Comentários