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Programa Educacional de Resistência às Drogas é reativado em Marau

por Camila Mendes

Há três anos o projeto não ocorria no município por falta de instrutor

Foto: Divulgação

Um importante projeto foi retomado pela Secretaria Municipal de Educação. Parado há 3 anos por falta de instrutor, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD está agora em andamento em duas escolas municipais: Darwin Marosin, no bairro Frei Adelar, e na 28 de fevereiro, no bairro Santa Lúcia. O trabalho é realizado com alunos das 3ªs, 5ªs e 7ªs séries.

Em Marau o programa é coordenado pelo Sargento da Brigada Militar, André Felipe Silva Siqueira. “Os objetivos principais do PROERD são noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas”, frisou o coordenador. 

Além disso, o programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento. Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima, empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, e alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos. Uma parte importante do programa é envolver os pais ou responsáveis nas atividades, sendo que, na primeira lição, é encaminhada mensagem por intermédio do aluno para que estes tomem conhecimento do programa em que seu filho participará e das reuniões programadas, durante os trabalhos, com eles.

Também é proporcionado informações sobre comunicação com os filhos, construção da autoestima, fatores de risco associados aos jovens, noções básicas sobre uso de drogas e estágios da dependência dos adolescentes, fatores protetores e fontes de pressão, resolução de conflitos e a violência.

Com informações Assessoria de Imprensa.

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