Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Paz e Bem
12:10:00
 
 

Programa “Princesas Também Choram” auxilia no combate ao abuso sexual infantil

por Taliane Radaelli

Escolas de Educação Infantil de Marau são contempladas com a ação

Dinâmica do Semáforo do Toque é aplicada, de forma didática, as crianças
Foto: Reprodução/EMEI Sementinha

Uma ação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Marau, está levando informação aos alunos das escolas de Ensino Infantil do município. O programa “Princesas Também Choram” é desenvolvido pela equipe de psicologia e visa a prevenção e combate ao abuso sexual infantil. A ação é realizada pelas estagiárias de psicologia do CREAS, Giórgia Dal Piaz e Luisa Cavalheiro, com a supervisão do psicólogo e coordenador do órgão, Augusto Fassina. 

Em conversa com a Tua Rádio, as estagiárias contaram sobre o desenvolvimento desse projeto e experiência com as crianças. A ideia surgiu do livro “Bailarinas também choram”. O livro infantil conta a história de uma menina que sonha em ser bailarina, entretanto, ao se ver em uma situação de abuso busca o apoio de amigas que a ajudam a compartilhar o acontecimento com adultos de confiança. Nas escolas de Marau, Giórgia e Luisa se transformam em  Aurora, Cinderela, Branca de Neve e Bela, princesas que ajudam as crianças a entender o que é um abuso e como pedir ajuda. 

Além do momento de contação de histórias e conversa, os alunos são imersos em uma dinâmica que envolve o Semáforo do Toque. Como explicam Luisa e Giórgia, as crianças passam a entender quais carinhos são adequados e em que partes do corpo, após, recebem um desenho do corpo humano e identificam quais são os lugares em que podem ou não ser tocadas. 

A atividade iniciou no dia 24 de maio, fazendo referência a campanha Maio Laranja, de combate  e prevensão ao abuso sexual infantil. Porém, explicam as estagiárias, a ação irá seguir ao longo do ano na expectativa de contemplar as 14 EMEIs do município.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais