Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Período de cadastros da ASSUMA inicia nesta semana

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Devido ao novo sistema da Associação, é necessário que os universitários apresentem toda a documentação

Foto: João Pedro Varal Tartari/Tua Rádio Alvorada

Nesta segunda-feira, 02/01, a Associação dos Universitários Marauenses (ASSUMA) deu início ao período de cadastros de associados para o primeiro semestre de 2023. O prazo oficial de fim dos registros é 31/01, última terça-feira do mês de janeiro. 

“É um novo momento para a Associação, porque a gente está implantando um novo sistema”, explica o presidente da entidade, João Victor Timbola. Ele conta que a novidade, já apresentada em assembleia no final de 2022, inclui tanto o sistema administrativo da ASSUMA, quanto a interface de acesso do associado. 

Por ser uma tecnologia nova para organização e estudantes marauenses, inclusive, o sistema inicia funcionando apenas com cadastros. “Vamos cadastrar todo mundo nesse sistema novo, todo mundo tem que trazer toda a documentação, e, no próximo semestre, a gente volta com o mesmo sistema de antigamente”, explica o presidente. 

O cadastro pode ser realizado por meio do site www.assuma.com.br/register ou presencialmente na sala da ASSUMA na Rua Irineu Ferlin. A taxa semestral para a associação é de R$ 100,00 para cursos técnicos e de graduação e de R$ 135,00 para pós-graduação, mestrado, doutorado, especialização e professores. A cobrança chega por e-mail e pode ser quitada por meio de boleto ou PIX. 

A ASSUMA opera de segunda-feira a sexta-feira em dois turnos: de manhã entre 8h e 11h30 e à tarde entre 13h30 e 17h30. É possível entrar em contato com a Associação pelo fone (54) 3344-2377 ou número de WhatsApp 54 99264-8742.

Documentação

Para realizar o cadastro, é necessário ter em mãos foto digital, o CPF, o RG, o comprovante de matrícula na instituição de ensino, o comprovante de residência e o CPF do responsável pela residência, se houver.  

João Victor explica que a fotografia não precisa ser feita em um estabelecimento especializado em fotografia, como em anos anteriores. “No momento em que o aluno for fazer o cadastro (pelo site, ou presencial aqui na ASSUMA), o aluno pode escolher uma foto das redes sociais mesmo para colocar no sistema para a gente identificar ele”, explica. O principal pedido é que seja possível identificar o aluno na hora do cadastro. 

Já o comprovante de residência deve ser acompanhado do CPF do titular do local em que o universitário mora. “Se o aluno mora com os pais, o comprovante de residência tem que ser dos pais, então, no nome do titular. O CPF, a gente pede que seja do mesmo que está no comprovante.” Caso o aluno alugue apartamento ou espaço no qual reside, só é preciso apresentar comprovante de residência, sem necessidade declaração ou CPF de responsável pelo imóvel.

Cronograma

Entre as novidades do sistema, o espaço do universitário deve passar a contar com um cronograma a ser preenchido com as datas e horários nos quais será necessário utilizar o transporte da Associação. A adição das datas é feita pelo próprio estudante. 

O presidente da ASSUMA explica que a tarefa deverá ser realizada todo o mês. “O aluno vai preencher os dias que ele necessita para transporte: se ele precisa todas as noites, se ele precisa todas as tardes, se ele precisa todas as manhãs, ele vai preencher.” 

A prática é uma forma de organizar o transporte, permitindo que a entidade tenha um número mais realista de quantas pessoas usarão os ônibus de uma determinada linha. “Nesse sistema, a gente vai poder saber quem ficou de manhã ou quem ficou à tarde para voltar à noite”, finaliza João.


Para ouvir a entrevista com João Victor Timbola, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais