Projeto Integrando Imigrantes da Cesurg contribui para a realocação de imigrantes no mercado de trabalho
Estudo analisou a integração proposta nas empresas de Marau e identificou os principais obstáculos enfrentados nesse processo
O município de Marau, cada vez mais, tem se tornado um ambiente de acolhimento para pessoas e famílias que decidem deixar seus países de origem e viver no Brasil. Essa mudança significativa traz consigo diversos desafios, incluindo a inserção em um mercado de trabalho completamente novo. Com isso em mente, os alunos de Projeto de Extensão I dos cursos de Administração e Ciências Contábeis desenvolveram o Projeto Integrando Imigrantes.
O objetivo foi compreender como esses novos moradores estão sendo integrados pelas empresas e quais são os critérios que as corporações buscam na hora da contratação. O trabalho de pesquisa foi realizado em uma empresa local, que atualmente emprega mais de 100 imigrantes. Em colaboração com o setor de recrutamento, foram identificados os critérios essenciais de seleção que determinam a contratação dos candidatos, além de outras questões relacionadas à realocação dos imigrantes no mercado de trabalho.
Foram identificados como desafios enfrentados, as barreiras linguísticas e culturais e a insuficiência das políticas de inclusão existentes. Para mitigar esses obstáculos, alguns projetos foram implementados, incluindo um manual com orientações para a confecção de documentos, informações necessárias para elaboração de currículos, dicas para entrevistas de emprego e locais onde as vagas são oferecidas. Esse material foi disponibilizado no Sine de Marau em três idiomas: português, inglês e espanhol.
O estudo também identificou uma significativa contribuição dos imigrantes para a economia local e apontou a necessidade de melhorias nas políticas públicas para promover uma integração mais eficaz e inclusiva.
Comentários