Tecnologia provoca um novo posicionamento do profissional da área contábil
Baixar ÁudioSe prefeir, ouça este conteúdo no player de áudio
Foto: Reprodução/Google Imagens
Os avanços da tecnologia surgiram como o empurrão que faltava para a chegada do novo perfil do profissional contábil, que tem muito a oferecer para seus clientes, contribuindo com o desenvolvimento empresarial e exercendo um papel de consultor. O que esperar do futuro da profissão? O docente do curso de Ciências Contábeis da Anhanguera de Passo Fundo, Vanderlei Carbulin, conversou com a Tua Rádio Alvorada sobre este novo cenário.
Segundo ele, o novo profissional contábil precisa acompanhar as mudanças do setor. Com tantas ferramentas que facilitam o trabalho, não basta focar apenas em operações manuais e repetitivas. As mudanças tecnológicas na área contábil alteraram a forma de atuação dos contadores, vejo o contador como um profissional que se utiliza da tecnologia da informação para exercer o papel de gerenciador de informações.
O trabalho manual de digitação e apurações, conta o professor, é substituído por um trabalho de análise dos resultados, visto que os sistemas integrados nas empresas contábeis possibilitam que as operações sejam importadas, não necessitando o manuseio físico de documentos. Até mesmo as obrigações acessórias (declarações mensais, trimestrais e anuais, onde constam informações sobre a empresas) podem ser elaboradas utilizando-se os sistemas integrados.
Para Carbulin, o contador deve ter uma visão ampliada do mercado em que a empresa está inserida para realizar análises adequadas das operações, da sazonalidade, da atividade fim e das distorções que os resultados possam apresentar. O contador também precisa ter habilidades com as tecnologias que possibilitam que o profissional tenha condições de filtrar as informações de acordo com as necessidades dos clientes, gerenciando as informações em tempo hábil para que possam auxiliar a expertise do empresário na maximização operacional do negócio.
Já o e estudante do curso de Ciências Contábeis deve estar atento a evolução da profissão, conhecer a tecnologia da informação aplicada à contabilidade. Esta é a principal ferramenta de trabalho do contador. Desenvolver habilidades e competências que possibilitem a capacidade de análise crítica das informações contábeis. É necessário ter amplo conhecimento contábil, senso de ética, além de utilizar as técnicas de persuasão aliadas ao conhecimento contábil para andar ao lado do empresário.
O professor revela que a Anhanguera conta com o Canal Conecta, uma plataforma gratuita de empregabilidade que tem como objetivo promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e o mundo corporativo. Por meio da plataforma, as empresas postam suas vagas e os alunos completam seus currículos. O sistema promove o cruzamento de dados dos candidatos mais indicados para cargos das empresas inscritas, sugerindo aos empregadores quais participantes melhor se adequam às habilidades requisitadas. Dessa forma, o Conecta permite a consolidação de vagas de emprego para quem cursa graduação, pós-graduação e também para egressos da Anhanguera.
Por fim, ele explica que o novo profissional contábil deve ser proativo, buscar formas de se diferenciar. Buscar gerar valor aos clientes e entregar um serviço de qualidade. É preciso demonstrar a expertise para auxiliar o empresário a melhorar a gestão do seu negócio. Qual é o preço de venda praticado pela empresa? Qual é a margem de contribuição obtida na venda dos produtos? Como está estruturado o fluxo de caixa do negócio?
Comentários