ABPA comemora liberação das exportações de cárneos para alguns países
Anúncio foi feito neste final de semana
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/ABPA
O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), marauense Francisco Turra, comemorou o anúncio feito pelas autoridades chinesas e oficializado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, sobre a retomada das exportações de produtos cárneos brasileiros para a China. O comunicado foi emitido neste sábado, 25/03, pela Administração Geral de Quarentena, Inspeção e Supervisão da Qualidade da República Popular da China (AQSIQ).
Ainda neste final de semana, o governo brasileiro informou que as autoridades do Egito e do Chile - importantes parceiros comerciais do Brasil, decidiram normalizar as importações de carne brasileira, após receberem todos os esclarecimentos e as informações técnicas transmitidas pelas autoridades competentes. O Ministério da Agricultura do Egito declarou ter certeza da qualidade da carne brasileira após exames realizados por três diferentes órgãos governamentais, que atestaram também que a produção de frango e carne bovina no Brasil está de acordo com as leis islâmicas.
O Serviço Agrícola e Pecuário do Chile (Servicio Agrícola y Ganadero) anunciou que a suspensão às exportações brasileiras de carnes bovinas, suínas e de aves ficará restrita às 21 unidades envolvidas em fraudes, acolhendo assim a decisão que já havia sido tomada pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) nesse mesmo sentido. Segundo Turra, a liberação da entrada dos produtos reafirma a confiança nas garantias de segurança alimentar e de qualidade oferecidas pelo sistema produtivo brasileiro: "o Brasil possui, atualmente, um dos sistemas produtores de alimentos mais avançados do mundo".
*Com informações da assessoria de comunicação da ABPA
Comentários