Gramado nega hotéis fechados e diz estar pronta para receber turistas
Prefeito chegou a falar de "300 hotéis e 250 restaurantes fechados", mas secretário de Turismo retificou
Após o prefeito de Gramado (RS), Nestor Tissot, afirmar em reunião com outros prefeitos gaúchos e o governador Eduardo Leite que a cidade estava com 300 hotéis e 250 restaurantes fechados em consequência das chuvas, o secretário de Turismo do município, Ricardo Bertolucci Reginato, explicou que o prefeito se equivocou sobre os números e que a cidade está pronta para receber visitantes. A declaração de Tissot ocorreu em reunião virtual na última quarta-feira (21).
"O prefeito usou mais uma figura de linguagem, uma força de expressão do que propriamente um dado estatístico", afirmou Reginato à Agência Brasil.
"Evidente que houve situações de impacto da catástrofe climática [em Gramado], mas, ao mesmo tempo, toda a região turística não foi afetada, onde tem a igreja, o cinema, o Lago Negro, a avenida Borges de Medeiros, a mais importante da cidade. É uma região plena para funcionar", explicou o secretário.
"Tudo ou quase tudo que está fechado tem previsão para reabrir neste fim de semana ou no feriado de Corpus Christi [dia 30], na próxima semana", acrescentou.
De acordo com estimativa do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias, cerca de 10% dos hoteis da região ainda estariam fechados no momento, o que dá cerca de 20 dos mais de 200 meios de hospedagem existentes.
A prefeitura mantém um portal na internet, o Gramado Inesquecível, com diversas informações turísticas sobre a cidade, inclusive em relação a atrativos abertos, roteiros e agenda de eventos.
Segundo Reginato, durante o período mais crítico das chuvas, há duas semanas, quando várias rodovias de acesso a Gramado e Serra Gaúcha estavam bloqueadas, restaurantes e hotéis anteciparam férias de funcionários ou fecharam as portas temporariamente.
*Agência Brasil
Comentários