Brasil apresenta aumento nas exportações de carne bovina
Baixar ÁudioEste conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria
Segundo informações divulgadas pela Secex - Secretaria de Comércio Exterior, o Brasil exportou cerca de 94 mil toneladas de carne bovina até a terceira semana do mês de setembro deste ano, uma média diária de embarques de 7.259,2 mil toneladas. Os números representam uma alta de 10,24% em comparação ao mesmo período do ano passado (6.585,1). Para falar sobre este período de alta e o que ele representa a Tua Rádio Alvorada conversou com Diego Magnabosco, representante comercial da Frigosul.
Segundo ele, a exportação de proteína brasileira, de modo geral, vem crescendo ano a ano. Nos últimos dois anos, explica Diego, esse crescimento está relacionado, também, a participação da China como principal parceiro comercial do Brasil para a exportação de carne bovina. Essa parceria ajudou a impulsionar a demanda no exterior com um aumento de 160% em valor e 156% em volume, em uma comparação feita entre os anos de 2019 e 2020.
Diego fala ainda sobre o abastecimento interno. Segundo ele, a exportação não é de grande interferência neste setor e é vista como uma forma de incentivo a produção. Hoje, explica ele, 70% da produção nacional é de consumo brasileiro, o país exporta cerca de 30% do que é produzido. Ele ainda aponta que não há um problema de abastecimento no Brasil, a menos que seja pontual e rapidamente revertido.
A entrevista completa com Diego Magnabosco está disponível no áudio da matéria e no facebook da Tua Rádio Alvorada.
Comentários