Sicoob inova e passa a utilizar IA para agilizar interação interna com documentos
O projeto tem como objetivo facilitar análises, obter insights, gerar resumos, interpretar dados e extrair informações relevantes em uma linguagem humanizada
Foto: Reprodução/Canva
Desde setembro, o Sicoob passou a utilizar Inteligência Artificial (IA) Generativa para otimizar a interação dos colaboradores com diversos documentos no dia a dia. O Assistente Inteligente está integrado à Plataforma de Serviços Financeiros do Sicoob, conhecida como Sisbr, proporcionando uma busca de informações e geração de insights mais eficiente, economizando aproximadamente duas horas de trabalho para profissionais da área jurídica, por exemplo, e facilitando análises de forma rápida, simples, segura e confidencial. Mais de 28 mil funcionários tem utilizado o Assistente Inteligente diariamente desde o seu lançamento por meio de mais de 33 milhões de interações durante esse tempo.
O diretor de Tecnologia do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior, explica que a ferramenta foi desenvolvida com base na arquitetura de Geração de Conteúdo Aprimorada por Busca (RAG, na sigla em inglês, Retrieval-Augmented Generation). “A solução permite a busca semântica e a recuperação de informações relevantes a partir de documentos selecionados pelos próprios colaboradores. Ela processa e interpreta textos extraídos desses documentos, o que não apenas acelera a recuperação de informações importantes, mas também melhora a eficácia das consultas por meio de uma interface interativa”.
O sistema conta com robustos mecanismos de segurança que garantem a proteção das informações confidenciais, impedindo sua exposição ou uso indevido. “Todos os modelos adotados possuem as licenças necessárias, assegurando total conformidade legal e ética nas aplicações desenvolvidas no Sicoob", esclarece Vilaça. “Essa inovação é essencial para equipar nossos 60 mil colaboradores com IA, e em breve os recursos deste módulo serão integrados aos diversos processos automatizados pelo Sisbr”, acrescenta.
Com mais de 30 iniciativas em andamento, a inteligência artificial está impulsionando a inovação na instituição. Os copilotos digitais, por exemplo, já atuam em áreas como atendimento ao cooperado, análise de dados e processos jurídicos. “Somente o Copiloto Comercial, ao analisar grandes volumes de dados, contribuiu para um aumento superior a R$ 33 milhões nos limites de crédito dos cooperados, evidenciando o impacto da IA em gerar resultados concretos para todos”, declara Vilaça.
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