Alunos de Administração da Cesurg apresentam resultados de pesquisa sobre o turismo
Segundo o estudo, 75% das pessoas da região conhecem ou já visitaram a rota
Os acadêmicos do Curso de Administração da Faculdade Cesurg Marau apresentaram os resultados de um projeto de extensão que abordou o turismo no município de Marau e a Rota das Salamarias. O objetivo do trabalho foi compreender o funcionamento do turismo em uma rota específica, investigando a identidade turística do município como um todo.
Durante a pesquisa, os estudantes exploraram a história de Marau, desde sua colonização até a implantação do frigorífico Borella, responsável por estabelecer a cidade como a capital nacional do salame. Essa identidade histórica relacionada ao salame foi o motivo pelo qual a rota recebeu o nome de Rota da Salamarias, uma homenagem a essa tradição.
Além disso, a equipe buscou compreender o turismo em termos de quem são os turistas, se são aqueles que passam apenas um dia na cidade ou se hospedam por um período maior. A acolhida do turista também foi analisada, desde o primeiro contato por telefone ou redes sociais até o acesso e deslocamento até a rota.
O projeto também abordou o apoio governamental aos empreendimentos turísticos e trouxe ideias e sugestões para melhorar e contribuir com a Rota das Salamarias. Uma pesquisa realizada junto à comunidade, revelou que 75% das pessoas da região conhecem ou já visitaram a rota, o que demonstra sua popularidade.
A visita à Rota da Salamarias permitiu aos alunos vivenciar a experiência acolhedora e imersiva proporcionada pelo ambiente que remete à cultura italiana. Além disso, o estudo também envolveu a compreensão da legislação e a importância da sucessão familiar nos empreendimentos turísticos, uma vez que a rota é transmitida de geração em geração.
Comentários