Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Prazo para soma de desconto no IPVA 2024 termina em outubro

por João Pedro Varal Tartari

Proprietários de veículos podem obter até 5% de redução no valor do imposto devido

Foto: Divulgação/Secom

Até 31/10, proprietários de veículos emplacados no Rio Grande do Sul que estejam inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) podem obter desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. Esse é o prazo para reunir o número mínimo de notas fiscais com CPF e garantir o benefício de Bom Cidadão.

Para assegurar a redução no tributo, os motoristas inscritos no NFG precisam incluir CPF na nota fiscal na hora da compra. Assim, dependendo do número de documentos somados ao longo do ano, a Receita Estadual concede um percentual diferente de desconto no IPVA 2024. Entram na contabilização do benefício as notas fiscais emitidas desde 1º de novembro do ano passado.

O desconto máximo (5%) é obtido quando os motoristas atingem 150 ou mais notas fiscais com CPF. Quem tiver entre 100 e 149 documentos fiscais registrados terá 3% de redução. Para a soma de 51 a 99 notas, o percentual é de 1%.

Até o final do mês de agosto, 279,6 milhões de notas com CPF já haviam sido emitidas por pessoas inscritas no NFG para o ciclo do IPVA 2024. Deste total, 337,2 mil contribuintes já garantiram os 5% de desconto. As notas fiscais computadas para o benefício independem da data de ingresso do motorista no NFG. O sistema, inclusive, reconhece os documentos fiscais com CPF de data anterior à adesão do motorista ao programa.   

O desconto de Bom Cidadão é válido para todas as formas de pagamento do imposto — tanto à vista quanto parcelada. Para o IPVA 2023, cerca de 856 mil veículos receberam alguma vantagem relacionada ao NFG. No total, foram R$ 41 milhões em descontos, o que representou crescimento de 85% em relação ao ciclo anterior.

Além do Bom Cidadão, proprietários de veículos também podem conseguir o desconto de Bom Motorista. O percentual varia de 5% a 15%, de acordo com o tempo que o motorista ficou sem receber multas de trânsito.

Fonte: Secom RS.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais