Banrisul alcança lucro líquido de R$ 128,5 milhões no 1º trimestre de 2017
O desempenho, no primeiro trimestre de 2017, reflete os efeitos da relativa melhora do ambiente de risco que perdurou durante o exercício de 2016
O Banrisul registrou lucro líquido de R$ 128,5 milhões no primeiro trimestre de 2017. O resultado recorrente alcançou R$ 183,3 milhões, 2,5% abaixo do apurado no mesmo trimestre de 2016. A rentabilidade anualizada sobre o patrimônio líquido médio foi de 11,8%. O desempenho, no primeiro trimestre de 2017, reflete os efeitos da relativa melhora do ambiente de risco que perdurou durante o exercício de 2016, além dos impactos do lançamento do Plano de Aposentadoria Voluntária, instituído em fevereiro de 2017, para incentivar o desligamento de empregados aptos à aposentadoria oficial e complementar.
O patrimônio líquido atingiu R$ 6,5 bilhões em março de 2017, expansão de R$ 162,1 milhões ou 2,6% em um ano. Os ativos totais apresentaram saldo de R$ 68,9 bilhões em março de 2017, crescimento de 4,4% em relação a março de 2016. O total de recursos captados e administrados, em março de 2017, registrou saldo de R$ 57,4 bilhões. Os depósitos totais alcançaram R$ 43,1 bilhões no período, com incremento de 14,6% ou R$ 5,5 bilhões em 12 meses. O saldo das operações de crédito do Banrisul totalizou R$ 30,5 bilhões em março de 2017, com decréscimo de 2,7% nos 12 meses.
Estratégia comercial
A estratégia de negócios do Banrisul, no primeiro trimestre de 2017, permaneceu focada na ampliação das receitas com produtos e serviços, no incremento da captação de recursos de forma diversificada e na qualidade do crédito. No segmento de pessoas físicas, as linhas priorizadas abrangeram o crédito consignado a servidores públicos estaduais, municipais, federais e aposentados do INSS e o Cartão Consignado INSS, por serem modalidades de menor risco. Para incentivar a adimplência e o consumo de produtos e serviços, o Banco lançou a campanha Sorte Grande Banrisul, que prevê premiações por meio de sorteios mensais de 100 títulos de capitalização de R$ 1,0 mil e de um título mensal de R$ 30,0 mil.
No segmento empresarial, foi lançada a Conta + Banrisul |Vero, visando ao estímulo da adquirência e do domicílio bancário, bem como ao fortalecimento das marcas, em especial, junto aos ramos do comércio e serviços. A Conta + Banrisul |Vero possibilita descontos no pacote de tarifas de acordo com o faturamento do cliente na máquina da Vero.
O Banrisul apoiou, no primeiro trimestre de 2017, diversos projetos em Porto Alegre e interior, estando presente em feiras, expofeiras, eventos culturais, esportivos, de cunho social, de sustentabilidade e de benefício à saúde e educação, sendo que parte desses projetos foram patrocinados com a utilização de benefícios fiscais concedidos pelas leis federais de incentivo à cultura e ao esporte.
Seguros, Previdência e Capitalização
O Banrisul direcionou esforços em campanhas de vendas de seguros de vida, proteção financeira e capitalização nos primeiros meses de 2017, o que possibilitou atingir o faturamento de R$ 239,1 milhões, com crescimento de 32,9% frente ao mesmo período do ano anterior. As operações ativas de seguridade alcançaram 2,2 milhões em março de 2017 e incremento de 13,7% em relação ao mesmo mês de 2016. As receitas totais atingiram o montante de R$ 53,4 milhões no primeiro trimestre de 2017; as receitas provenientes das comissões de seguridade somaram R$ 44,5 milhões, com evolução de 27,3% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.
Canais digitais
No primeiro trimestre de 2017, os canais de Internet e Mobile Banking do Banrisul efetuaram 57,3 milhões de operações e movimentaram o total de R$ 63,0 bilhões. Em relação ao mesmo período de 2016, a quantidade de transações apresentou crescimento de 14,9% e o valor movimentado expandiu 2,3%, com destaque para o M-Banking, com incremento de 91,7% no volume transacionado, reflexo da ampliação no uso de dispositivos móveis, da ênfase em divulgação e da facilidade de operação nos canais digitais.
Comentários